Água
Olá Pessoal, sou a professora Lucimara, hoje vou dar aula para vocês na disciplina de ciências.
Vamos falar de um assunto que nos acerca no dia-dia, a água.
A água é muito importante na manutenção da vida de todos os seres vivos. Ela ocupa a maior parte da superfície terrestre. Veja só esses dados:
Do total de água disponível do planeta 97, % é composto por água salgada, ou seja estão nos mares e oceanos, 2% de água doce, composto por geleiras, 1% são águas acessíveis, são as águas de rios e lagos. Além da água ser útil para beber, ela é utilizada em nossas vidas em muitas outras finalidades como por exemplo:
▪ Usos domésticos (como lavagens de roupa), na lavagem de carro, na higienização (como tomar banho), escovar os dentes, lavar os alimentos, lavar calçada, regar plantas, usos agrícola a agricultura são uns dos fatores que tem maior gasto de água, eles utilizam a água para fazer irrigação das lavouras, e uso na geração de energia elétrica. A energia elétrica chega a nossa casa, para o funcionamento de rádios, televisão, microondas e outros aparelhos domésticos que utilizamos no dia-dia.
água potável e não potável
Água potável,é aquela própria para o consumo humano,livre de substâncias tóxicas e microrganismos quando a água não é potável, ela deve passar por tratamento adequado. Ela deve ser filtrada, e fervida a fervura mata os microrganismos presentes na água.
O organismo humano é constituído mais de 70% de água. Vejam só: o cérebro, coração e os músculo têm 75% e água, pulmões e fígado 86%, rins 83%, sangue 81%. A água entra em nosso organismo através dos alimentos e bebidas, e são eliminadas através da urina, fezes, lágrimas e suor.
As fontes de água para o consumo humano,são: rios , lagos, nascentes, Preservar os mananciais é essencial para assegurar água fresca para o ser humano. A água é importantíssima para isto tudo. Ela deve ser usada, mas não deve ser desperdiçada!
Lucimara Cezário

Nenhum comentário:
Postar um comentário